Lei do SUS – Post 16 – TÍTULO V – DO FINANCIAMENTO – CAPÍTULO I – Dos Recursos

TÍTULO V - DO FINANCIAMENTO CAPÍTULO I Dos Recursos

Nesse post, iremos aprender sobre o último título da Lei 8.080/90. Esse título aborda 3 capítulos que tem a ver com os recursos, gestão financeira e planejamento e orçamento respectivamente. Nessa aula iremos falar sobre os recursos, ou seja, o dinheiro que irá ajudar a financiar o SUS.

TÍTULO V
DO FINANCIAMENTO


CAPÍTULO I

Dos Recursos


Art. 31. O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

I – (Vetado)

II – Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

III – ajuda, contribuições, doações e donativos;

IV – alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

V – taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e

VI – rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

§ 1° Ao Sistema Único de Saúde (SUS) caberá metade da receita de que trata o inciso I deste artigo, apurada mensalmente, a qual será destinada à recuperação de viciados.

§ 2° As receitas geradas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) serão creditadas diretamente em contas especiais, movimentadas pela sua direção, na esfera de poder onde forem arrecadadas.

§ 3º As ações de saneamento que venham a ser executadas supletivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), serão financiadas por recursos tarifários específicos e outros da União, Estados, Distrito Federal, Municípios e, em particular, do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

§ 4º (Vetado).

§ 5º As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento fiscal, além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.

§ 6º (Vetado).
 
—————
 
Comentário: Pessoal, essa parte é bem autoexplicativa, minha dica é foque nas fontes de recursos, pois, nesse assunto, o que mais cai em prova são essas fontes. Encontrei diversas questões com o mesmo assunto (fontes). Trouxe as principais para praticarmos no final do post. Portanto…
 
Fontes os recursos provenientes de
Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde; 
ajuda, contribuições, doações e donativos;  
alienações patrimoniais e rendimentos de capital;
taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e  
rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

Como cai em Prova


01 - Prova: CONTEMAX - 2020 - Prefeitura de Pedra Lavrada - PB - Assistente Social

A Lei Orgânica da Saúde estabelece que o orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Sob essa ótica, é INCORRETO afirmar que são considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

a) ajuda, contribuições, doações e donativos.
b) alienações patrimoniais e rendimentos de capital;
c) rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.
d) taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
e) valores econômicos apreendidos em decorrência de tráfico ilícito de entorpecente e drogas afins e da exploração do trabalho escravo, previsto no parágrafo único do art. 243 da Constituição Federal de 1988.





02 - Provas: GUALIMP - 2019 - Prefeitura de Areal - RJ - Assistente Social

O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de, EXCETO:

a) Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde.
b) Rendas eventuais, inclusive de multas aplicadas pela iniciativa privada.
c) Ajuda, contribuições, doações e donativos.
d) Rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.





03 - Provas: Crescer Consultorias - 2017 - Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes - BA - Médico Cardiologista

De acordo com a Lei 8080/90, analise as afirmativas abaixo:
1- Aos proprietários, administradores e dirigentes de entidades ou serviços contratados é permitido exercer cargo de chefia ou função de confiança no Sistema Único de Saúde (SUS).
2- A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
3- As receitas geradas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) serão creditadas diretamente em contas especiais, movimentadas pela sua direção, na esfera de poder onde forem arrecadadas.
Estão CORRETAS as afirmativas:

a) 1 e 2.
b) 2 e 3.
c) 1 e 3.
d) 1, 2 e 3.




 
04 - Provas: Crescer Consultorias - 2019 - Prefeitura de Brejo de Areia - MA - Médico - PSF

O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma nova formulação política e organizacional para o reordenamento dos serviços e ações de saúde estabelecida pela Constituição de 1988. (Ministério da Saúde, 1990)

Conforme as disposições da Lei 8080/1990, em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar que:

a) Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Tribunais de Contas.

b) As atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico em saúde serão co-financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelas universidades e pelo orçamento fiscal, além de recursos de instituições de fomento e financiamento ou de origem externa e receita própria das instituições executoras.

c) É facultativo aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, a permissão, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

d) A área de atuação da vigilância epidemiológica abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

Assista ao vídeo

Deixe um comentário