Lei do SUS – Post 07 – TÍTULO II – Do SUS – CAPÍTULO IV – Da Competência e das Atribuições – Seção I – Das Atribuições Comuns

TÍTULO II - Do SUS CAPÍTULO IV - Da Competência e das Atribuições Seção I Das Atribuições Comuns

Olá, pessoal! Nesse post iremos aprender sobre as ATRIBUIÇÕES COMUNS, ou seja, as atribuições de todo mundo junto (União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios), cada um executando na sua esfera, lógico!
Vamos para a letra da Lei.
TÍTULO II – Do Sistema Único de Saúde

CAPÍTULO IV
Da Competência e das Atribuições

Seção I
Das Atribuições Comuns

Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:

I – definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde;

II – administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde;

III – acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais;

IV – organização e coordenação do sistema de informação de saúde;

V – elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade e parâmetros de custos que caracterizam a assistência à saúde;

VI – elaboração de normas técnicas e estabelecimento de padrões de qualidade para promoção da saúde do trabalhador;

VII – participação de formulação da política e da execução das ações de saneamento básico e colaboração na proteção e recuperação do meio ambiente;

VIII – elaboração e atualização periódica do plano de saúde;

IX – participação na formulação e na execução da política de formação e desenvolvimento de recursos humanos para a saúde;

X – elaboração da proposta orçamentária do Sistema Único de Saúde (SUS), de conformidade com o plano de saúde;

XI – elaboração de normas para regular as atividades de serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública;

XII – realização de operações externas de natureza financeira de interesse da saúde, autorizadas pelo Senado Federal;

XIII – para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização;

XIV – implementar o Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados;

XV – propor a celebração de convênios, acordos e protocolos internacionais relativos à saúde, saneamento e meio ambiente;

XVI – elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde;

XVII – promover articulação com os órgãos de fiscalização do exercício profissional e outras entidades representativas da sociedade civil para a definição e controle dos padrões éticos para pesquisa, ações e serviços de saúde;

XVIII – promover a articulação da política e dos planos de saúde;

XIX – realizar pesquisas e estudos na área de saúde;

XX – definir as instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária;

XXI – fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratégicos e de atendimento emergencial.
 
______________________________________

Comentário 

Aqui devemos fazer a leitura por diversas vezes, uma dica é: quando falamos de Competência Comum, estamos tratando de algo relacionado a administração e, principalmente, sobre administração em caráter geral, ou seja, se você perceber, todos os entes fazem, então é comum a todos.
 
O ideal é fazer uma leitura da lei, pois quando cai é a sua literalidade. Além disso, marquei as palavras mais importantes. Recomendo ler a lei novamente, focando nas partes destacadas e, logo abaixo, vamos fazer questões.

Como cai em Prova


01 - Provas: Instituto Excelência - 2017 - Prefeitura de Guaratinguetá - SP - Enfermeiro de PSF
Baseado na Lei 8.080, de 19/9/1990:


Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: EXCETO:
a) definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde;
b) administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde;
c) acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais;
d) organização e coordenação do sistema de informação de saúde;
e) controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde;





02 - Provas: Instituto Excelência - 2019 - CRIS - SP - Médico PSF - Edital 002

De acordo com a Lei Orgânica da Saúde 8080, de 19 de setembro de 1990 e suas alterações. Art. 15. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições:I - definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde.II - administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.III - acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais.IV - organização e coordenação do sistema de informação de saúde. Assinale a alternativa CORRETA.
a) Apenas II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) I, II, III e IV.
d) Nenhuma das alternativas.





03 - Prova: IBADE - 2019 - Prefeitura de Aracruz - ES - Cirurgião Dentista/ES - Enfermeiro Auditor/ Terapeuta Ocupacional/Enfermeiro/Médico Cardiologista...
De acordo com a Lei n º 8080/90, são atribuições comuns às três esferas de governo, União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios em seu âmbito administrativo:
I - participar na formulação e na implementação das políticas.
II - definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde.
III - administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
IV - formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
Estão corretas:
a) II e III, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I, II, III e IV.
e) II, III e IV, apenas.




04 - Prova: Prefeitura de Bauru - SP - 2021 - Prefeitura de Bauru - SP - Médico Psiquiatra
A Lei Federal nº 8080/1990 no seu Capítulo IV – “Da Competência e das Atribuições, Seção I Das Atribuições Comuns”, especifica que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios exercerão, em seu âmbito administrativo, diversas atribuições, dentre as quais pode-se citar:
I - Definição das instâncias e mecanismos de controle, avaliação e de fiscalização dasações e serviços de saúde, dentre os quais se incluem a administração dos recursos orçamentários e financeiros destinados, em cada ano, à saúde.
II - Acompanhamento, avaliação e divulgação do nível de saúde da população e das condições ambientais, elaborando normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
III - Para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização.
IV - Definição das instâncias e mecanismos de controle e fiscalização inerentes ao poder de polícia sanitária, bem como fomentar, coordenar e executar programas e projetos estratégicos e de atendimento emergencial.
V - Realização de pesquisas e estudos na área de saúde, elaboração de normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Sobre as alternativas descritas acima, é CORRETO afirmar:
a) Apenas as alternativas I e V estão corretas.
b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
d) Todas as alternativas estão corretas.





05 - Prova: EDUCA - 2020 - Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB - Técnico em Saúde Bucal
A Lei n.º 8080/90 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços, regula em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. A partir das disposições estabelecidas nela, examine as afirmações abaixo:
I. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete: formular normas e estabelecer padrões, em caráter suplementar, de procedimentos de controle de qualidade para produtos e substâncias de consumo humano.
II. São atribuições comuns a União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios em seu âmbito administrativo, as seguintes atribuições: coordenar e participar na execução das ações de vigilância epidemiológica.
III. Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
IV. O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social. Em relação ao orçamento são considerados outras fontes, os recursos provenientes de: rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.
V. A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde e dos Estados assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.
Estão CORRETAS:

a) I, II, III e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) II, III, IV e V, apenas.
e) I, II, III, IV.


Assista ao vídeo

Deixe um comentário