Vários fatores foram importantes para explicar o Pioneirismo de Portugal durante as Grandes Navegações. Os principais foram:
– As condições geográficas: Portugal é banhado pelo Oceano Atlântico, conhecido na época como “Mar Tenebroso”, e isso, facilitou as expedições para a África e a América.
– Centralização política: Portugal muito cedo, se tornou uma monarquia centralizada. Ao contrário de outros países europeus que ainda passavam por revoltas internas.
– Tecnologias: O país possuía as principais tecnologias da época, que eram: a bússola, o astrolábio e as caravelas, que eram as embarcações mais velozes da época. Além disso, os portugueses aprenderam as técnicas de navegações com os genoveses.
– Riquezas: A Coroa Portuguesa tinha muitos recursos financeiros para iniciar a expansão marítima, e a burguesia patrocinou as expedições.
MAR TENEBROSOO Oceano Atlântico era conhecido por suas lendas, sobre monstros gigantes, ondas colossais e tempestades que destruíam e afundavam as embarcações.
ASTROLÁBIO
Instrumento usado para observar e determinar a altura do Sol e das estrelas, e medir a latitude e longitude do observador.
Pouco tempo depois, em 1498, Vasco da Gama chegou nas Índias, após contornar todo o continente africano. E em 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
Apesar do pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações e na exploração da costa africana, os portugueses não foram os primeiros a chegarem ao Continente Americano.
Antes da chegada de Cabral ao Brasil em 1500, um outro país chegou primeiro: a Espanha. Vamos entender melhor isso!
A Coroa Espanhola, depois de observar o sucesso português na exploração da África, iniciou a sua expansão marítima. Em 1492, o navegador genovês Cristóvão Colombo, que estava à serviço da Espanha, chegou ao continente americano, mais precisamente na região do Caribe.
Vale lembrar que, o objetivo de Colombo era chegar nas Índias, e inclusive, depois de chegar na América, ele acreditava que tinha chegado nas Índias, por isso chamou os nativos americanos de índios.
Me ajudou muito.
Que Deus abençõe vocês.
Me ajudou muito.
Que Deus abençõe vocês.