Lei do SUS – Post 05 – TÍTULO II – Do Sistema Único de Saúde – CAPÍTULO II – Dos Princípios e Diretrizes

TÍTULO II - Do Sistema Único de Saúde CAPÍTULO II Dos Princípios e Diretrizes

Olá, meus queridos! Vamos aprender sobre os PRINCÍPIOS e DIRETRIZES dos SUS. É interessante sabermos que esse Capítulo vai trazer os PRINCÍPIOS do SUS, porém, quando se trata de DIRETRIZES, ele nos remete a Constituição Federal. Vamos trazer a letra da Lei e, no final, vamos trazer a parte da Constituição que trata das DIRETRIZES. Dessa forma, já vou trazendo tudo aqui nesse post. 😉

TÍTULO II – Do Sistema Único de Saúde

CAPÍTULO II – Dos Princípios e Diretrizes

Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:

I – universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

II – integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

III – preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;

IV – igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

V – direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;

VI – divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;

VII – utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

VIII – participação da comunidade;

IX – descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:

a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;

b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;

X – integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;

XI – conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;

XII – capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e

XIII – organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

XIV – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras, em conformidade com a Lei nº 12.845, de 1º de agosto de 2013. (Redação dada pela Lei nº 13.427, de 2017)

 

(Veja agora as Diretrizes presente no Art. 198 da Constituição Federal)

Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: (Vide ADPF 672)

I – descentralização, com direção única em cada esfera de governo;

II – atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;

III – participação da comunidade.

______________________________________

 

Comentário

Nessa parte da lei, tudo é importante, porém, destaco algumas partes que temos que saber.

Princípios do SUS (também com base na Portaria de Consolidação nº 2/2017)

  • Universalidade: todos têm direito;
  • Integralidade: é uma assistência integral (desde preventivo a curativo);
  • Igualdade (Equidade): não pode haver preconceitos ou privilégios de qualquer espécie nos acessos a saúde.

Diretrizes do SUS:

  • descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
  • atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
  • participação da comunidade.

Como vimos, estes são os princípios do SUS presentes na lei, quando cai em prova é a sua literalidade conforme está na lei, às vezes, cai junto com diretrizes, às vezes, separados.

Vamos aprender agora os princípios dos SUS que são divididos em Doutrinários e Organizativos, eles são os mesmos apresentados acima (não são todos), porém, usamos uma interpretação mais ao fundo. Deixe-me explicar melhor, os princípios que aprendemos são o que estão presentes na lei, porém, alguns estudiosos ou o próprio governo (Ministério da Saúde) chamam a atenção para alguns princípios mais importantes trazendo uma interpretação mais aprofundada, portanto, vamos ao assunto novamente.

Princípios do SUS – Doutrinários (e Ministério da Saúde)

  • Universalização: a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
  • Equidade: o objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Equidade é a igualdade no caso concreto (na realidade), vamos ver a imagem que fica mais fácil.

Igualdade-e-Equidade

Houve um tratamento desigual para garantir a igualdade no caso concreto

  • Integralidade: este princípio considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Juntamente, o princípio de integralidade pressupõe a articulação da saúde com outras políticas públicas, para assegurar uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.


Princípios do SUS – Organizativos

Como o nome já diz, são os princípios que organizam a atuação do SUS, ou seja, como as ações serão feitas, são eles:

  • Regionalização e Hierarquização: os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.
  • Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função. Para que valha o princípio da descentralização, existe a concepção constitucional do mando único, onde cada esfera de governo é autônoma e soberana nas suas decisões e atividades, respeitando os princípios gerais e a participação da sociedade.
  • Participação Popular ou Controle Social: a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.

É importante memorizar o conceito de todos princípios.

Como cai em Prova



01 - Prova: COSEAC - 2019 - UFF - Técnico em Enfermagem

Segundo as diretrizes do SUS, a redistribuição do poder entre as esferas de governo complementa-se pela:
a) redistribuição de renda.
b) participação popular e controle social.
c) centralização das ações de saúde.
d) representação nos conselhos de saúde e financiamento do sistema.
e) liberação de recursos e aprovação de normas operacionais.





(Extra) Prova: FCC - 2013 - TRT - 6ª Região (PE) - Juiz do Trabalho
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
a) descentralização, com direção única no governo federal; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal.
b) descentralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação da comunidade.
c) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação dos Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal.
d) descentralização, com direção pulverizada em cada esfera de governo; atendimento restrito, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços previdenciários; e participação da comunidade.
e) centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento restrito, com prioridade para as atividades combativas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; e participação da comunidade.




02 - Prova: OBJETIVA - 2019 - Prefeitura de Jahu - SP - Enfermeiro PSF

Com base na Portaria de Consolidação nº 2/2017, assinalar a alternativa que apresenta somente princípios do SUS e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) a serem operacionalizados na Atenção básica:

a) Universalidade, equidade e territorialização.
b) Equidade, hierarquização e resolutividade.
c) Universalidade, equidade e integralidade.
d) Regionalização, territorialidade e coordenação do cuidado.





03 - Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2016 - Prefeitura de Uberaba - MG - Analista de Auditoria Regularização e Fiscalização da Saúde - Direito

As ações e serviços públicos de saúde são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituição Federal de 1988, obedecendo ainda princípios organizativos e doutrinários.
Assinale a alternativa que apresenta princípios organizativos do SUS.

a) Universalidade, integralidade, equidade e descentralização.
b) Descentralização, regionalização, hierarquização da rede e participação social.
c) Integralidade, descentralização, regionalização e hierarquização da rede.
d) Equidade, descentralização, regionalização e hierarquização da rede.






04 - Prova: IBADE - 2020 - IAPEN - AC - Auxiliar de Farmácia

As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, e com os seguintes princípios:

a) oferta de um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e coletivos, nos níveis de menor complexidade do sistema.
b) igualdade de assistência à saúde, favorecendo a população de menor renda.
c) centralização político administrativa com sede em Brasília.
d) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.
e) acesso aos serviços de saúde a nível básico somente por pessoas que contribuem com a previdência social.





05 - Prova: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2018 - UPA-CS - Técnico em Enfermagem

Entre os princípios e as diretrizes do SUS, estão

a) a centralização administrativa e a universalidade do acesso.
b) a participação da comunidade na gestão e a centralização administrativa.
c) a universalidade do acesso e a integralidade do atendimento.
d) a independência da gestão e a contratualização do cuidado.





06 - Prova: CONSULPLAN - 2018 - Câmara de Belo Horizonte - MG - Consultor Legislativo - Saúde Pública

De acordo com a Lei nº 8.080/1990, os princípios e as diretrizes do SUS devem ser seguidos:

a) Em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.
b) Somente pelos serviços públicos de saúde, pelos serviços filantrópicos e os sem fins lucrativos.
c) Pelas ações e serviços públicos de saúde e pelos serviços privados contratados ou conveniados pelo SUS.
d) Pelas ações e serviços públicos de saúde, sendo os serviços privados de saúde desobrigados a segui-los em qualquer situação.





07 - Prova: IDECAN - 2014 - Prefeitura de Duque de Caxias - RJ - Psicólogo

“A saúde é um direito de todos.” Tal mandamento constitucional está relacionado a qual dos princípios do Sistema Único de Saúde?

a) Equidade.
b) Integralidade.
c) Descentralização.
d) Participação social.
e) Distribuição de renda.





08 - Provas: IDECAN - 2014 - Prefeitura de Duque de Caxias - RJ - Enfermeiro - 20 horas

“Princípio do Sistema Único de Saúde (SUS), que considera a saúde como um ‘direito de todos e um dever do Estado’ e dá o direito à saúde como um direito fundamental.” Trata-se do Princípio da

a) Equidade.
b) Popularização.
c) Universalidade.
d) Descentralização.
e) Participação Social.





09 - Prova: FEMPERJ - 2012 - TCE-RJ - Analista de Controle Externo - Administração em Saúde

Um cidadão brasileiro, com doença hepática avançada, foi retirado da lista de espera do transplante de acordo com critérios padronizados pela equipe de saúde. O cidadão entrou com um recurso judicial para permanecer incluído na lista, e a decisão judicial foi favorável ao recurso. Considerando os princípios do SUS, esta decisão está:

a) incorreta, porque interfere no princípio da equidade;
b) correta, porque a Constituição garante a todo cidadão o direito a tratamento;
c) correta, porque os princípios do SUS estão sujeitos a alteração por decisão judicial;
d) correta, porque decisão judicial não é passível de discussão;
e) incorreta, porque interfere no princípio da hierarquização

Assista ao vídeo

Este post tem 2 comentários

  1. Luciano Herbet

    Se a resposta da questao 9 é realmente a letra A, então o enunciado está mal redigido, pois afirma que o usuário possui doença hepática AVANÇADA (não há como presumir que o caso seja menos grave, como diz a explicação).

  2. jose carlos

    como faço pra imprimir em PDF

Deixe um comentário