História do Brasil: Pioneirismo de Portugal
Vários fatores foram importantes para explicar o Pioneirismo de Portugal durante as Grandes Navegações. Os principais foram:
– As condições geográficas: Portugal é banhado pelo Oceano Atlântico, conhecido na época como “Mar Tenebroso”, e isso, facilitou as expedições para a África e a América.
– Centralização política: Portugal muito cedo, se tornou uma monarquia centralizada. Ao contrário de outros países europeus que ainda passavam por revoltas internas.
– Tecnologias: O país possuía as principais tecnologias da época, que eram: a bússola, o astrolábio e as caravelas, que eram as embarcações mais velozes da época. Além disso, os portugueses aprenderam as técnicas de navegações com os genoveses.
– Riquezas: A Coroa Portuguesa tinha muitos recursos financeiros para iniciar a expansão marítima, e a burguesia patrocinou as expedições.
Pioneirismo de Portugal: Ainda antes de 1500...
Em 1415, Portugal iniciou a sua expansão marítima, as frotas portuguesas iniciaram a exploração da costa oeste do continente africano.
Entre 1415 e 1460, os portugueses conquistaram diversas ilhas do Oceano Atlântico, como: Madeiras, Cabo Verde e Açores.
No ano de 1488, o navegador português Bartolomeu Dias, chegou até o Cabo da Boa Esperança, região que fica no sul do continente africano.
Pouco tempo depois, em 1498, Vasco da Gama chegou nas Índias, após contornar todo o continente africano. E em 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral chega ao Brasil.
Apesar do pioneirismo de Portugal nas Grandes Navegações e na exploração da costa africana, os portugueses não foram os primeiros a chegarem ao Continente Americano.
Antes da chegada de Cabral ao Brasil em 1500, um outro país chegou primeiro: a Espanha. Vamos entender melhor isso!
A Coroa Espanhola, depois de observar o sucesso português na exploração da África, iniciou a sua expansão marítima. Em 1492, o navegador genovês Cristóvão Colombo, que estava à serviço da Espanha, chegou ao continente americano, mais precisamente na região do Caribe.
Vale lembrar que, o objetivo de Colombo era chegar nas Índias, e inclusive, depois de chegar na América, ele acreditava que tinha chegado nas Índias, por isso chamou os nativos americanos de índios.
Temos videoaula sobre o Pioneirismo de Portugal!
Compartilhe com os amigos
Me ajudou muito.
Que Deus abençõe vocês.
Me ajudou muito.
Que Deus abençõe vocês.