Não esqueça de ir para a página de História do Brasil e ver todos os posts: acesse!
Durante séculos, o centro comercial da Europa era as cidades italianas de Gênova e Veneza, que eram banhadas pelo Mar Mediterrâneo, e o principal produto mais comercializado e valioso eram as especiarias, que os comerciantes italianos buscavam das Índias (região da atual Índia).
Antes de Cabral chegar ao Brasil: Os turcos tomam a cidade de Constantinopla
Em 1453, os turcos tomaram a cidade de Constantinopla, o que gerou dificuldades aos países europeus em comercializar com Gênova e Veneza, pois, os turcos dificultavam a passagem de navios para o Mar Mediterrâneo.
Antes de Cabral chegar ao Brasil: Quebra do Monopólio do Mediterrâneo e a Política Mercantilista
Depois da queda de Constantinopla, ocorreu a Quebra do Monopólio do Mediterrâneo, ou seja, os países europeus como Portugal e Espanha, pararam de comercializar com Gênova e Veneza, pois, elas estavam cobrando muito caro pelas especiarias.
Sem onde comprar as especiarias, os europeus precisavam buscar uma nova rota de comercio até as Índias, que ficava no continente asiático. Para isso, eles iniciaram uma Política Mercantilista.
Antes de Cabral chegar ao Brasil: Expansão Marítima Europeia
A partir daí, inicia as Grandes Navegações, período marcado pela saída de expedições marítimas europeias, em busca de mão-de-obra (escrava), matéria prima, especiarias e novas terras para explorar. Esse período é conhecido como Expansão Marítima Europeia.
Não esqueça de acessar nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/sossaber
Portugal, foi o pioneiro nas Grandes Navegações. Vamos ver nos próximos posts, os motivos que levaram Portugal a “sair na frente” de outros países europeus.
Assista a nossa videoaula sobre História do Brasil e aprenda mais sobre a Chegada dos Portugueses.
Não esqueça que de acessar nosso Instagram: https://www.instagram.com/sossaber